No Brasil a gente fica tenso ao andar de ônibus, é falta de segurança, sujeira e lotação máxima, fora a falta de organização do trânsito e se perdermos um, já era...sabe lá, quando vem o próximo....
Aqui ao entrar no ônibus, você pode tanto solicitar o valor como falar o destino. Você coloca as moedas numa máquina automática em frente ao motorista, que também é o cobrador e ele emitirá seu ticket. No caso do cartão, só colocar o mesmo em frente à máquina até ela fazer um sinal de liberação e pronto.Ex: 1,15 ticket please. / City Centre, please.
Se eu não tiver o valor exato, por exemplo uma moeda de 2 euros, o motorista emitirá no sistema o valor do meu destino (no exemplo ao lado - 1,15) e neste caso o REFUND DUE, o troco de 0,85. No entanto, é somente um papel constando o valor que deve ser devolvido e não o troco em si. Por isso, tem que guardar os papéis com REFUND DUE e ir no escritório da empresa e pegar o dinheiro.
CARTÃO
Outra opção, é comprar várias passagens de uma só vez pelo cartão, que significa economia no fim do mês. Existem várias possibilidades, desde Turistas, Adultos, Estudante, Escolar, Familiar... e também com quantidades de dias diferentes: 1 dia, 3 e 5 dias não consecutivos, mensal, 90 minutos, ônibus + trem, ônibus + luas..... Os ônibus aqui tem 2 andares e nunca mas nunca ficam lotados. Já existe até aplicativo de celular informando a hora que ele vai passar e acredite : ele chega exatamente na hora informada. Além disso, no próprio ponto, existe um painel informando o tempo que falta para ele chegar, então a gente sabe se ele ta próximo. Se houver algum imprevisto, o horário é mudado e não precisa ficar plantada no ponto.
O vídeo abaixo mostra exatamente como funciona o Dublin bus...

Nenhum comentário:
Postar um comentário