sábado, 1 de dezembro de 2012

CURIOSIDADES IRLANDESAS...

Irlanda também é conhecida como “Ilha da Esmeralda”. Este apelido se dá porque além de ter enormes e lindos campos de um verde surpreendente, é também um lugar onde chove muito; 
São 2 línguas oficiais: o inglês e o gaélico. Em Dublin é muito raro escutar alguém conversando em Gaélico. Apesar de serem obrigados a estudar o idioma na escola, poucos têm o domínio da língua. Os turistas só se deparam com o gaélico em algumas sinalizações de rua e em placas nos transportes públicos.



- Assim como na Inglaterra, os motoristas dirigem do lado direito do veículo. Como quase o mundo inteiro usa outro sistema de direção, o governo tenta evitar acidentes com turistas, escrevendo no chão das vias para onde o pedestre deve olhar antes de atravessar.


- Os dois primeiros números da placa do carro indicam o ano que ele foi fabricado. Não adianta cuidar bem do possante para ele parecer novinho porque a placa vai desmentir.

- Se o veículo tiver um adesivo com a letra L em vermelho, significa que quem está ao volante é um learner, ou seja, aprendiz.




- Não tem cobras na Irlanda. Diz a lenda que São Patrick, padroeiro do país, expulsou todas as cobras da ilha e elas nunca mais voltaram. Mas há alguns céticos que atribuem a ausência do animal ao clima gelado.
- Por falar em Saint Patrick, o dia dele, 17 de março, é o mais festejado do país. Todo mundo se veste de verde e sai às ruas no maior clima de carnaval!


- A lei proíbe que o comércio distribua sacolinhas de plástico. Quem não tiver bolsas ou mochilas para carregar as compras, precisa pagar pela sacola. A mais barata custa em torno de €0,20, mas dependendo do tamanho e da qualidade pode chegar a mais de €1,00. Como a maioria dos supermercados não tem estacionamento e os clientes quase sempre fazem compras a pé, é muito comum ver pessoas carregando galões de leite, pizzas e papel higiênico na mão no meio da rua.



- As máquinas substituíram as pessoas em alguns supermercados. É comum encontrar caixas self-service, onde o cliente sozinho passa as compras, coloca o dinheiro, pega a nota fiscal e o troco. 

- A comida típica da Irlanda sem dúvida nenhuma é a batata. Vale de tudo quanto é jeito, frita, assada, purê, cozida... Assim como na Inglaterra, o prato "fish and chips" é idolatrado tanto por turistas quanto por locais.



- Os irlandeses costumam comer no café-da-manhã um feijão que vem enlatado com molho de tomate e tem gosto levemente adocicado. .


- A bebida mais consumida  é a famosa cerveja preta Guinness. Em Dublin, tem até uma "fábrica" que pode ser visitada pelos turistas (http://www.guinness-storehouse.com/). Já me contaram que depois de doar sangue ou depois de lar à luz, as pessoas recebem Guinness no próprio hospital para ajudar na recuperação. A marca virou sinônimo de vigor e força.

- Outras bebidas irlandesas são o Jameson Whiskey e o cremoso Baileys


- O anel claddagh é uma jóia típica irlandesa e geralmente usada como anel de casamento. As mãos indicam amizade, o coração simboliza o amor e a coroa representa lealdade. O anel é mais comum, mas é possível achar brinco, pulseira, colar e até enfeite de parede com este símbolo. 

- Dublin é dividida pelo rio Liffey. Ao norte do rio, os códigos postais são ímpares (exemplo, Dublin 1, Dublin 3...) e ao sul, são os números pares ( exemplo, Dublin 2, Dublin 4.... e por aí vai..) Há uma certa rivalidade entre os moradores das duas partes. Mas é certo que na região sul ficam os bairros mais chiques.

- Algumas casas, em vez de números, tem nomes na frente. Os taxistas demoram muito para achar. Imagina os carteiros?

- Não existe conta de água para residências. É isso aí! Você vai tomar banho e não vai pagar pela água. Mas não é por isso que deve desperdiçar esse bem precioso.

- Os banheiros não têm ralo, não tem interruptores e quase nenhum tem tomada. Sempre é preciso acender a luz pelo lado de fora do banheiro.

- A arquitetura de grande parte das casas de Dublin segue o estilo georgiano. São todas iguais e o que diferencia uma residência da outra são as cores da portas.

Há uma lenda que diz que, quando o príncipe Albert faleceu, em 1861,a ordem da Rainha Vitória foi para que todos colocassem bandeiras pretas nas fachadas das suas casas em sinal de luto. Um irlandês, que não se sabe o nome, rebelde e revoltado com a Inglaterra, fez o oposto. Pintou as portas de Dublin durante a noite e no dia seguinte elas estavam coloridíssimas. Todos adoraram e aderiram a idéia, virando moda na Irlanda).






- Um paraíso de compras são as lojas Penneys. Tudo é absurdamente barato. Tem roupas masculinas, femininas e infantis e ainda tem uma seção só de calçados e outra de artigos para casa. 

- Feriados: Na Irlanda, os feriados são chamados de Bank Holidays, na maioria das vezes, eles caem na segunda-feira e não há motivo nenhum para comemorar a data.


- Sexta-feira santa é chamada de Good Friday. É o único dia do ano que não se pode vender bebida alcóolica no país.


- Por falar em bebida, elas são vendidas em supermercados e em lojas chamadas Off-License. Horário limite de comprar o booze: dez e meia da noite.

Você leva multa se ultrapassar o sinal vermelho de bicicleta

- O aniversário mais celebrado por eles é quando comemoram 21 anos

Tanto as meninas quanto os meninos fazem uma big festa. Acho que daria para comparar com a festa de 15 anos do Brasil.

- Irlandeses famosos: Pierce Brosnan, Colin Farrell, Enya, Damien Rice, U2, The Cranberries, The Corrs, Westlife, Samuel Beckett, James Joyce, Oscar Wilde.


Nada mal dar de cara com um Pierce Brosnan por Dublin, né?!








- Filmes que mostram Dublin e arredores: Once, Casa comigo e P.S I Love You. Os filmes têm trilha sonora maravilhosa!



- Por falar em música, a dança típica do país é muito parecida com sapateado. Um grupo famoso e tradicional de Irish dance chama Riverdance

- Os livros Melancia, Sushi, Férias, foram escritos pela irlandesa Marian Keyes.

Escreverei as Curiosidades do dia a dia quando já estiver por lá.. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário