terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

PRIMEIRAS IMPRESSÕES E CURIOSIDADES....

2 semanas e 4 dias....

É muito comum por aqui ver meninas novas carregando pelo menos 2 filhos pequenos. Não teria nada de errado nisso, não fosse pelo fato de ser apenas para ganhar uma mesadinha (que não é tão inha assim) do governo. É pago por criança (oi, bolsa família), até os filhos completarem 18 anos de idade!


Abrir uma conta no banco pode demorar até 3 semanas, é tudo feito manualmente, até o extrato (que no meu caso precisa ser apresentado para a imigração por causa do visto) demora cerca de 1 semana para chegar pelo correio. O cartão e a senha também são enviados pelo correio em dias diferentes, para evitar futuros transtornos de um espertinho tomar posse do que é seu.


Knackers: Grupo de faveladinhos ou homens vestindo adidas da cabeça aos pés. Sustentados pelo governo, não fazem nada o dia inteiro, a não ser implicar com as pessoas na rua (têm uma ligeira preferência em implicar com estrangeiros, diga-se de passagem). Eles são o maior sinal de perigo por aqui, partindo do pressuposto de que não são nada perigosos pra quem já viveu em grandes cidades no Brasil. Podem praticar pequenos furtos, mas são raros os casos de violência, a não ser que a pessoa tenha revidado a alguma provocação. Na versão feminina, são escandalosas, misturam várias tendências no mesmo look, mas indefesas em sua grande maioria.


Dublin é mundialmente conhecida pelos seus pubs, a noite é animada sim, (QUASE MIL EXISTENTES NA CIDADE) mas eles abrem cedinho e fecham cedo também (em torno de 2/3 da manhã). O povo aqui bebe demais.


Não é novidade que os europeus no geral não são chegados num banho, a maioria não fede. Sempre ouvi que eles não tomavam banho por decorrência da escassez de água por aqui e blábláblá, mas essa é a maior mentira que eu já ouvi NA VIDA, aqui eles sequer pagam pela água, é de graça!!! Ou seja, é puro relaxamento mesmo, minha gente, cadê a desculpa? Ecologicamente corretos?! (E as contas de luz são pagas de 2 em 2 meses). 

Todos os semáforos da cidade você encontrará um botão que pressionado dará preferência ao pedestre, e quando liberado o sinal verde emite um som que auxilia os deficientes visuais. Sem contar que todas as calçadas são adaptadas pra deficientes físicos e visuais.

A cidade é considerada tão segura que policiais aqui não utilizam armas de fogo, apenas a presença deles já intimida a galera..Que tal? 

Em relação aos carros, aqui eles utilizam a mão inglesa ou seja, os volantes dos carros ficam do lado direito (e a pista também é invertida). 

Aqui utilizamos muito as expressões SORRY pra se desculpar e pedir licença (EXCUSE ME está extinto por aqui..kk) e THANKS A MILLION sempre que utilizar algo como por exemplo e que é muito comum aqui: agradecer sempre ao motorista do bus quando descer no ponto (muito comum aqui). E como réplica ao THANK YOU eles costumam responder com um simples CHEERS!


Aqui jogar o papel higiênico no vaso após seu uso é comum.

Posto de gasolina não tem frentista (DANDO UM AR DE ABANDONADO) e não são muitos espalhados na cidade como no Brasil, sendo assim você mesmo coloca a gasosa e paga.

A palavra Bakery (Padaria) quase não se usa porque não tem...Pra quem tá acostumado com aquele cafezinho de manhã na padaria do Joaquim, Manoel e afins, esqueçam. Poderá encontrar pães e refeições similares dentro de supermercados e conveniências espalhado pela cidade.

A compra do supermercado não passa de 20 euros na semana, tudo é realmente muito barato. Um pacote de biscoito sai a 35 a 50 cents.

O ônibus como informado no post anterior, chega exatamente no horário previsto, são limpos e nunca ficam lotados.

Ouvi dizer que de acordo com algumas pesquisas somos a 3ª maior população do país, atrás apenas dos Irlandeses e os Maurícios (Uouu !!).

Já estou com medo da volta, da relação dos preços e da falta de segurança no Brasil =/

domingo, 17 de fevereiro de 2013

DUBLIN BUS...

Se tem algo que eu gosto de fazer desde que cheguei, é andar de ônibus....Hahaha, é verdade! Aqui todo dia é uma nova descoberta, todos os dias que vou para o curso de inglês, faço o mesmo trajeto e sempre descubro algo novo, seja uma lojinha, um mercado ou até mesmo fico admirando algumas arquiteturas ou observando as pessoas que passam, porque se tem algo que vale à pena observar aqui, é a moda dos Irlandeses, que isso eu deixo para um próximo post. 
No Brasil a gente fica tenso ao andar de ônibus, é falta de segurança, sujeira e lotação máxima, fora a falta de organização do trânsito e se perdermos um, já era...sabe lá, quando vem o próximo....
Aqui ao entrar no ônibus, você pode tanto solicitar o valor como falar o destino. Você coloca as moedas numa máquina automática em frente ao motorista, que também é o cobrador e ele emitirá seu ticket.  No caso do cartão, só colocar o mesmo em frente à máquina até ela fazer um sinal de liberação e pronto.

Ex: 1,15  ticket please. / City Centre, please.

Se eu não tiver o valor exato, por exemplo uma moeda de 2 euros, o motorista emitirá no sistema o valor do meu destino (no exemplo ao lado - 1,15) e neste caso o REFUND DUE, o troco de 0,85. No entanto, é somente um papel constando o valor que deve ser devolvido e não o troco em si. Por isso,  tem que guardar os papéis com REFUND DUE e ir no escritório da empresa e pegar o dinheiro.

CARTÃO

Outra opção, é comprar várias passagens de uma só vez pelo cartão, que significa economia no fim do mês. Existem várias possibilidades, desde Turistas, Adultos, Estudante, Escolar, Familiar... e também com quantidades de dias diferentes: 1 dia, 3 e 5 dias não consecutivos, mensal, 90 minutos, ônibus + trem, ônibus + luas..... 


Os ônibus aqui tem 2 andares e nunca mas nunca ficam lotados. Já existe até aplicativo de celular informando a hora que ele vai passar e acredite : ele chega exatamente na hora informada. Além disso, no próprio ponto, existe um painel informando o tempo que falta para ele chegar, então a gente sabe se ele ta próximo. Se houver algum imprevisto, o horário é mudado e não precisa ficar plantada no ponto.

O vídeo abaixo mostra exatamente como funciona o Dublin bus...



sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

"...UNIDOS DOS PÉS CONGELADOS..."

O frio da Irlanda....

A temperatura a noite chega a 5 graus. Confesso que esse é um ponto negativo pra mim aqui, não curto....Mas eu vim já sabendo disso. Na verdade, eu estava disposta a conhecer e viver o inverno Europeu, mas o frio da Irlanda é um frio que dói o osso, arde e inutiliza a gente, o nariz escorre por conta da umidade...E para piorar, venta muito . Se fosse apenas a temperatura baixa, os casacos e roupas de frio davam conta. Mas o vento faz a sensação térmica ir lá pra baixo, e as poucas partes do corpo que ficam fora dos casacos e cachecóis, como o nosso rosto, chegam a doer no vento gelado da rua.
E a chuva? ....É, chove-se muito na Ilha Esmeralda. Não todos os dias e nem chuvas fortes, é sempre aquela chuvinha boba que cai de tempo em tempo durante o dia mas que é suficiente para te desanimar. Inclusive, os irlandeses não usam guarda-chuva, alguns falam que é possivel reconhecer o estrangeiro por ele. De fato, não é necessário, com um bom casaco você consegue passar bem e sem se molhar.
Enquanto todo mundo no Brasil pula o Carnaval, eu pulo para debaixo do edredon....
Beijos congelantes for all ;*

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

NATIONAL MUSEUM OF IRELAND....




Hoje (Quinta feira, 07/02) no curso de Inglês, nosso professor nos informou que iríamos conhecer um museu e depois falarmos sobre oque vimos em sala de aula.....Fomos então no NATIONAL MUSEUM OF IRELAND - Inaugurado em 1857, é um museu de zoologia que reúne por volta de 2 milhões de espécies da irlanda e do mundo todo, entre ossadas e animais empalhados.

No primeiro piso ficam os animais que fizeram parte da fauna Irlandesa, sendo possivel acompanhar o desenvolvimento e as evoluções das espécies.







O segundo piso é cheio de animais expostos e impressionam pelo 
grau de realismo, nesse piso encontramos elefantes, girafas, 
ursos polares, leões, macacos...etc...Mas o que chama mais 
atenção, é o esqueleto de baleia em tamanho real ( 20 m de comprimento ), suspensa no ar.











sábado, 2 de fevereiro de 2013

IN DUBLIN...

Hi Everybody....

Cheguei em Dublin ontem às 15h30 do dia 1° de Fevereiro, o voo foi bem tranquilo, a KLM tem um ótimo serviço. Fiz escala em Amsterdam e aguardei por 2 horas o voo para Dublin, numa cia aérea Irlandesa, chamada Aer Lingus, que é bem parecida com a Webjet porém mais confortável. ( qual não é?!..rs )
 O pessoal da agência me buscou e me levaram direto para a homestay, uma casa linda, uma família maravilhosa, mas longe, longe do centro...
Eles são bem simpático, as filhas são uns amores e a Ashley que é a host mother, é uma figura, mas me sinto presa aqui, não por eles, não mesmo, mas pela distância. Fico pensando que se eu estivesse num residencial no centro, estaria agora ( as 21h40 de sábado ) na rua, em algum pub, andando, porém, com vários brasileiros ao meu redor, por um lado a imersão que estou tendo, vale muito à pena, o que me permitiu hoje ter coragem de sair depois do café da manhã e ir para o centro que fica a uns 30 minutos de ônibus, sozinha e sem saber como voltar, bastou usar o meu "the book is on the table" aliado a uma cara de pau, força de vontade e a simpatia dos Irlandeses, deu tudo certo....Se estivesse no centro, algum brasileiro teria me ajudado...
Essas 3 peças = 20 Euros
Por falar em centro....Uauuuuu!! Amazing!! lindo, sem explicação...A Grafton Street é demais, músicos, gente bonita, rua lotada, lojas de grife e a O´connel Street? Demais, demais...conheci nela, a famosa loja Penney´s da rede Primark, que tem na Europa toda, paraíso das compras por causa do preço acessível. Tanto é que "penney" significa, centavo, brasileiros adoram. Para vocês terem uma noção do preço, fui com uma bota maldita que quase arrancou os meus dedos, fui "obrigada" a gastar uns euricos nessa loja e comprei um tenis de cano alto similar ao all star, parece uma mini bota, marrom e pêlo de carneiro dentro, lindo!... por 11 euros! Blusas por 2,00, bolsas entre 10,00 a 40,00.... Nem convertendo fica caro....Imagina quando eu começar a trabalhar e ganhar em euro??? Não, eu não imagino....
Desbravei muita coisa mas não consegui tirar muitas fotos, pois fui sozinha e ficava encantada com tanta novidade.....
Bom me despeço de vocês, pois vou tomar uma chícara de black tea com a Ashley e sua amiga e assim improve my English, ok?

See you in the next post...bye, bye!!