domingo, 28 de abril de 2013

BRAY - IRELAND







Sexta passada, fui conhecer Bray, uma cidadezinha que fica a  40 minutos de trem do centro de Dublin, é uma cidade costeira e rodeada por muito verde. Bray é a primeira cidade e centro comercial e cultural do condado de Wicklow, o jardim da Irlanda. É uma boa opção de visita para quem quer sair de Dublin e gastar pouco, e como é muito rápido, dá para ir e voltar no mesmo dia.

O ponto principal e cartão postal da cidade de Bray é o seu extenso calçadão gramado à beira da praia. De toda sua extensão, você pode contemplar a Bray Head, um monte de 241 metros, com uma cruz no topo, de onde se pode ter uma vista privilegiada de toda a cidade e do mar da Irlanda. ( mas a maluca aqui não foi =/ )

No passado, Bray era uma cidade de veraneio, onde os nobres iam passar as férias e relaxar. Por este motivo, ainda podemos encontrar grandes casas em estilo vitoriano por toda a orla marítima.


Quando cheguei na cidade estava uma tarde de mais ou menos 9 graus e um solzinho fake de inverno, nenhuma pessoa no mar, mas as pessoas estavam curtindo o dia agradável. Para uma boa carioca que sou, amo olhar o mar, isso me acalma e faz meus pensamentos irem pra bem longe, a praia não tem areia, apenas pedras (no verão a prefeitura coloca toneladas de areia para os corajosos aventureiros que irão para seu banho de mar). O jeito vai ser continuar a frequentar as praias de casaco e cachecol, rs!


Fomos à um restaurante maravilhoso na beira da praia e comemos um delicioso peixe, feito por quem? por um brasileiro, rs!

























Como não tenho muitas fotos, acima vai um vídeo que mostra bastante como é Bray.


sábado, 27 de abril de 2013

LIFE IS A ROLLER COASTER...ENJOY THE RIDE!!!


Desde o St. Patrick´s Day o blog ficou meio abandonadinho, mas eu nao esqueci dele nao :(
Eu esperava relatar o meu dia a dia aqui, sempre! Mas fica impossível. A verdade é que eu fiquei bastante sem tempo de escrever por causa dos estudos e não queria fazer algo “de qualquer jeito”. O tempo aqui passa muito rápido, ainda mais para quem estuda à tarde.
Vou completar 3 meses aqui, estou numa fase meio montanha russa, vivo no pico da emoção e de repente vem a queda e quando vejo, estou de cabeça para baixo. é exatamente assim...
Li um texto sobre as fases do Intercâmbio e eu imaginava se seria assim, e com todas as letras eu CONFIRMO.
Estou LITERALMENTE na fase 1,5 - Facing reality...

Fase 1 - Honeymoon (Lua-de-mel): Nessa fase tudo é muito novo, existe uma euforia natural de experimentar algo totalmente diferente, uma vida nova, falar uma outra lingua, paisagens diferentes, muitas histórias pra contar! Uhuuu que máximoooo! Muitas fotos! Facebook bombando, blog, NEVE, frioooo!!! quanta coisa legal!!!

Fase 1,5 – "Descendo a ladeira" ou Facing reality (encarando a realidade): Essa fase pode ser descrita como "Caindo na real". É aí que você começa a perceber o que realmente está acontecendo, começa entrar na rotina, perceber que nem tudo é tão perfeito assim. Você começa a confrontar-se com algumas coisas da cultura alheia, começa a ver que nem todo mundo é tão gente boa, e começa a sentir falta das coisas que deixou pra trás. Família, amigos, rotina, casa e o frio começa a incomodar; a distância do trabalho/escola pra casa já nao é tao curtinha e as coisas não são mais tãaao divertidas assim. Mas na verdade está começando a ficar mais frágil, mais susceptível a se incomodar com o que antes parecia tão diferente e legal. Fase de altos e baixos emocionais.

Fase 2 - Hostility (Hostilidade): Essa é a verdadeira fase do "choque cultural" onde você passa a estranhar tudo o que é novo e sentir saudade de tudo o que ficou em casa. Você está enjoado das pessoas, do idioma, da maneira como elas são, vivem, falam, pensam. A bosta da neve já é um saco que fica molhando o pé e deixando o chão escorregadio. Voce só pensa: o que é mesmo que eu vim fazer aqui?? Se questiona o tempo todo. O tempo fecha. O Confronto dos costumes originais com os novos passa a ser um contra e não mais um prós. A saudade aperta. Você pensa em voltar, mas resiste. O importante é tentar ficar menos tempo nessa fase, pois depois daqui a tendência é só melhorar! A fase de stress cultural é natural de acontecer. O bom de se ter consciência disso é que também se tem conhecimento de logo essa fase vai passar! :)


Fase 3 - At home: Neste momento você já está melhor adaptado a cultura local e começa a se sentir em casa. As coisas voltam a ser especiais, a rotina é uma coisa boa, você já fez amigos, já sabe como as coisas funcionam, enfim, entrou mesmo na cultura do país. A saudade do país de origem é claro, ainda existe, mas se torna suportável e até gostoso. Você já se conhece melhor, identifica os proprios limites e a curiosidade sobre o novo volta a ser interessante. Os benefícios de se morar fora são usados ao próprio favor e as desvantagens são mitigadas na medida do possível. Fase estável emocionalmente.

E depois de tudo isso, quando voce tá finalmente se acostumando com o lugar, chega a hora de voltar! E agora? 

Existe o choque cultural de reentrada que acontece quando voce volta para o seu país de origem depois de um tempo fora. Isso porque você tem que se readaptar ao seu modo de vida antigo, e começa entao um novo ciclo.

Independente da fase, vale muito à pena viver essa experiência. Na felicidade ou na dificuldade, agradeço à Deus por estar aqui.. 

Kisses ;)